A HISTÓRIA DO BONECO DE MADEIRA CLIQUE AQUI

07/06/2011 22:20

 Muk Yan Jong, O Boneco de Madeira 

 

Segundo a lenda popular, por volta de 1600, o Tempo Shaolin tinha um corredor formado por Bonecos de Madeira pelo qual os estudantes ao terminarem seus treinamentos eram obrigados a passarem como um teste final para poder deixar o Templo. Poderia ser executada apenas uma única técnica em cada boneco e ai surgiram as 108 técnicas do Boneco de Madeira já que o corredor continham 108 bonecos. Alguns acreditam que os bonecos de madeira seriam os monges mais velhos vestidos por armaduras de madeira ou então Bonecos de Madeiras fixos com braços e pernas móveis que eram manipulados por cordas pelos monges para executarem movimentos de ataques. Ficção ou realidade, estas são as informações que se tem para explicar as origens do Boneco de Madeira.

 

Quando os Manchus invadiram o Templo e destruíram tudo, esse corredor de bonecos também foi totalmente destruídos e sua reconstrução estava fora de questão do governo repressivo e assim as 108 técnicas do Boneco de Madeira passou a ser executado e praticado em apenas um único boneco.

 

Ainda voltando na época da destruição do Templo, os cinco Mestres sobreviventes de Shaolin fugiram, levaram consigo as técnicas e foi ai que este Kung Fu foi ensinado pela primeira vez à estranhos como um modo de sobrevivência ao regime do governo repressivo de Ching e para a retomada de tal governo.

 

Foi adotado então uma rápida expansão dos treinamentos pelas mais baixas classes e bandidos para as muitas tentativas de retomada do governo, porem nenhuma com êxito até que os exércitos aliados da Inglaterra, Europa e América se uniram em 1900 e a morte dos Manchus foi decretado.

 

Durante esse período o Wing Chun se desenvolvia de forma eficaz e foram utilizadas técnicas de mãos abertas e de armas para combater os soldados de mais alta hierarquia do exercito Manchu e causar assim o caos e desordem ao longo do governo. Todo o treinamento era realizado escondido pois era proibido a pratica do Kung Fu naquela época e toda obra literária foi queimada e assim muito raramente era escrito alguma coisa por temer a descoberta e serem mortos pelos Manchus.

 

Como as obras literárias do Templo Shaolin foi totalmente empilhados e queimados, todo o ensinamento somente era transmitido boca a boca e este era o único método para a técnica ser passada e isso responde o fato de haver vários sistemas da mesma técnica do Wing Chun. Para a maioria, quando se pensa em Wing Chun, a primeira coisa que se vem em mente é o Boneco de Madeira.

 

Embora muitos estilos de Kung Fu utilizam Bonecos de Madeira como parte fundamental de seus sistemas de treinamentos, nenhum tem o mesmo formato e estrutura como o do Wing Chun. O Boneco de Madeira é construído para simular um homem, e é semelhante em peso e altura. Dois braços são fixados na parte superiro com um único braço central colocado no meio do corpo do boneco. Abaixo é fixada uma perna curvada simulando o oponente em uma posição de arqueiro ou então em um chute baixo. Atualmente o Boneco de Madeira recebe a mesma estrutura ao longo da China e Hong Kong, porem existem muitas variações ao longo do sul-leste da Ásia.

 

O Boneco de Madeira pode ser usado para uma variedade de métodos de treinamentos. Treinamentos com o Boneco de Madeira resulta num forte condicionamento dos braços e pernas, porem a função primaria é trabalhar os ângulos corretos de ataque e defesa e a correta movimentação de deslocamento para o sucesso de um combate real. Praticando constante com o Boneco de Madeira, melhora a força, percepção angular, posição e perfeição técnica do praticante.

 

Contato

MESTRE ALEXANDRO SIMÕES alexandro@kungfulfq.com