CLIQUE AQUI

07/06/2011 21:51

 

 DESCRIÇÃO DE CADA NÍVEL

É a primeira forma a ser ensinada, que pode se traduzir como “pequena idéia ou imaginação”.

Todos os princípios do Wing Chun estão nesta forma. Ela ensina o estudante o esforço e a liberação da energia através das mãos, triangulação e ângulos da postura corporal; Enraizamento e distribuição centralizada do peso do corpo e os fundamentos das técnicas: Bom sao, Tan sao. Fook sao e Pak sao.

 

Esta é a segunda forma e se traduz como "atravessando a ponte" e ela introduz deslocamentos e chutes.

Na prática desenvolve o equilíbrio dinâmico do corpo do estudante, aprendendo como sincronizar as mãos e as pernas.

O conceito do Chun Kiu é ensinar o estudante a fechar as "guardas" durante uma luta.

 

 

Esta é a terceira forma e se traduz como "dedos penetrantes". A parte mais importante desta forma é aprender a concentrar toda a sua energia em uma única batida, usando a combinação do cotovelo e os dedos das mãos, e golpeando com o corpo em total rotação.

 

 

Contém inúmeras aplicações práticas para o combate e contém todos os fundamentos técnicos de mãos e pernas.
A prática constante desenvolve força, energia e potência nos braços, punhos e pernas.
A aprendizagem consiste em 7 partes distintas. O desenvolvimento dos estudantes se resumem em 4 fases na complementação das técnicas no boneco de madeira.
1º – Quando se começa a primeira sequência, deve-se praticar com velocidade média e potência, além da precisão de cada técnica. Acertar no boneco de madeira não é difícil nesta fase, mas leva tempo para acumular a energia correta para a aplicação das técnicas.
2º – Lentamente se transmite a energia no boneco durante as sequências técnicas. Como no CHI SAO, o corpo deve permanecer relaxado, mas os braços firmes ao manter o contato no boneco. Isto é chamado de formação dinâmica.
3º – Neste nível o estudante deve usar velocidade e potência no boneco de madeira, com movimentos precisos das pernas, e deve se dar atenção na estrutura corporal e precisão adeguada nas técnicas.
4º– Neste nível o estudante deverá treinar no boneco de madeira como se fosse um adversário. Além disso, os estudantes já não precisaram seguir exatamente a sequência no boneco de madeira, mas sim, de forma contínua e espontânea, através de todas as técnicas do sistema do wing chun. 
O bastão possui técnicas rápidas e poderosas.
Cada técnica foca diretamente o adversário, sem desperdício de movimentos.
O peso do bastão contribui para melhorar a estabilidade da posição. Os movimentos corporais, reforçam o poder dos dedos, mãos, punhos, ombros e tronco.  
O facão de Wing Chun ou facão borboleta, funciona como a extensão das mãos, e utiliza as técnicas aprendidas nas 03 formas anteriores. 
Na prática desenvolve a resistência dos punhos ea flexibilidade. Cada movimento forma, cortes e bloqueios, em direção ao centro do oponente.
As técnicas, teorias e princípios estabelecidos, podem ser facilmente adaptadas para qualquer arma, curta como flauta,leque, faca, espada, facão...

 

Contato

MESTRE ALEXANDRO SIMÕES alexandro@kungfulfq.com